Conhecer as etapas do tratamento da água desde a captação até a distribuição são algumas das ações que os estudantes aprendem durante a visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco, dentro das atividades educativas do Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
Nesta semana, a ação acontece com os alunos do 6º ano da Escola Municipal Carlota de Andrade Martins, alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual João Rezende, estudantes da Escola Colibri e universitários do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A programação conta também com o teatro da Turminha do Cerrado para os estudantes do Centro Educacional Divino Espírito Santo e a OSC Espaço da Criança.
A supervisora do Peac, Priscilla Petrocelli, destaca que a visita à ETA Capim Branco é uma forma de ensinar de modo prático o tratamento da água, em que o recurso hídrico passa por diversas etapas antes de chegar nas residências. “Nossos monitores acompanham os visitantes e explicam o funcionamento da estação, mostrando dispositivos como a calha Parshal, o tanque de coagulação, as colmeias e os filtros. Todo esse processo gera uma consciência ambiental da importância da água na vida da gente”, explicou.
Já com a Turminha do Cerrado, a supervisora ressalta que o teatro tem uma abordagem mais lúdica, em que os estudantes participam de forma interativa com as marionetes. “A participação dos alunos reforça a interação e amplia a consciência sobre a preservação da natureza. Temos relatos que os estudantes ficam felizes com a participação e compartilham em casa com os pais, o que aprenderam com o teatro na escola”.